Pular para o conteúdo

Em quais situações é possível adotar conciliação e ou mediação?

Em quais situações é possível adotar conciliação e ou mediação?

3. Mediação e conciliação comercial. Embora a mediação e conciliação sejam adequadas para tratar conflitos que envolvam relações continuadas, é perfeitamente possível a sua aplicação em áreas comerciais e de relações de consumo, por exemplo.

Qual a diferença da mediação judicial e extrajudicial?

Na mediação judicial o mediador precisa ser graduado e deve ter curso de formação que o capacite para exercer a mediação. Na mediação extrajudicial o mediador pode ser qualquer pessoa capaz com confiança das duas partes. Confira abaixo mais informações sobre as duas formas que uma mediação pode ocorrer.

Quais as situações em que o mediador fica impedido de mediar?

O Mediador ficará impedido de atuar em procedimento no qual interveio como mandatário da parte; quando no procedimento atuar, como advogado da parte, o seu cônjuge ou qualquer parente seu, consanguíneo ou afim, em linha reta ou na linha colateral, até o 2º grau; quando for cônjuge, parente, consanguíneo ou afim, em …

Deve-se estimular o litígio ou a conciliação?

O Código de Ética e Disciplina da OAB determina: É dever do advogado “estimular a conciliação entre os litigantes, prevenindo, sempre que possível, a instauração de litígios;”.