Pular para o conteúdo

O que significa exame CPK alterado?

O que significa exame CPK alterado?

CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

Para que serve o exame de CK?

A Creatinoquinase (CK), também chamada de creatina-fosfoquinase (CPK), é uma enzima com vasta distribuição tissular, que desempenha importante papel regulador no metabolismo intracelular dos tecidos contráteis.

Qual o valor de um eletro da cabeça?

Este tipo de exame pode ser realizado gratuitamente pelo SUS, desde que tenha indicação médica, mas também é realizado em clínicas de exames particulares, com um preço que pode variar entre os 100 e os 700 reais, dependendo do tipo de encefalograma e do local que faz o exame.

Quem pode realizar o exame de eletroencefalograma?

Considerando o exposto, concluímos que: O exame de ECG e EEG pode ser realizado por qualquer um dos membros da Equipe de Enfermagem, tendo em vista que não é privativo de nenhuma profissão, é um exame simples e repetitivo.

Como é feito o exame cardiograma?

Como é o exame eletrocardiograma? Após a colocação dos eletrodos nos punhos, tornozelos e tórax, o aparelho de ecg digital registra a atividade elétrica captada na pele do paciente que é produzida em cada batida do coração.

Qual é o profissional que realiza o exame de eletrocardiograma?

O exame de Eletrocardiograma (ECG), por ser considerado um exame simples, não invasivo, fácil e repetitivo, não apresentando objeções de ser realizado (pode ser realizado) por um Auxiliar ou Técnico de Enfermagem, esses profissionais têm a capacidade de realizar a colocação de eletrodos e manuseio do aparelho.

Qual profissional deve realizar o ECG?

A análise do exame e o laudo eletrocardiográfico são da competência do profissional médico. Mediante o exposto, inexiste impedimento para que o Auxiliar e Técnico de Enfermagem realize o exame de ECG, não sendo exclusividade do Enfermeiro, por se tratar de procedimento simples, fácil, repetitivo e não invasivo.